Tratamento

Periodontia e Endodontia

Periodontia e Endodontia

PERIODONTIA

É a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal, cemento e os tecidos moles adjacentes (gengiva). A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e proteção deste complexo. conservando a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como gengivites e periodontites em seus vários graus.

O Periodontista tem como propósito de seu tratamento a manutenção da saúde dos tecidos de suporte e proteção dos dentes, além de, caso haja necessidade, reconstruir e reabilitar esses tecidos para uma forma saudável. Mais recentemente, a Periodontia agregou como objetivo a manutenção da saúde peri-implantar, caso as raízes dentárias tenham sido substituídas por implantes osseointegrados.

 

ENDODONTIA

É a especialidade da Odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais.

Como outras áreas da Odontologia, a Endodontia moderna envolve uma maior racionalização do tratamento, pela utilização de instrumental e equipamentos de última geração, além do uso de microscópios clínicos, objetivando um resultado de qualidade superior.

 

Alguma dúvida? Envie uma mensagem!

Assim que recebermos sua mensagem entraremos em contato via e-mail e/ou telefone.

*
*
Loader